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Como criar uma Vaga Ultra?

Uma inovação desenhada para transformar a maneira como você interage com o processo de recrutamento e seleção. 🚀

Hanna Luiza Soares avatar
Escrito por Hanna Luiza Soares
Atualizado há mais de 2 semanas

Olá, Recrutador(a)! 😉 Seja bem vindo a mais um artigo de apoio!

Para criar uma vaga Ultra é bem simples, basta acessar o menu Criar>Criar e publicar>Criar vaga ultra e seguir os próximos passos solicitados


Novo Design💙

Você observou a mudança do layout da criação da Vaga Ultra?

Pois então, realizamos essa mudança para melhorar ainda mais a visualização dos dados, e para que você desfrute ainda mais do nosso novo visual.

Ah! Mas pode ficar tranquilo (a), os processos de criação/edição das duas primeiras etapas de Criação da vaga (Informações da Vaga e Informações Internas), não sofreram alterações, as construções desses dois processos permanecem os mesmos.


Informações da Vaga

Com o nosso novo design, as "Dicas e Boas Práticas" , constarão ao lado, em uma aba fechada.

Para ter acesso as instruções, basta clicar em cima de "Ver dicas".

#BoasPráticas:

- Não utilize emojis na descrição da vaga, pois o editor não os suporta.

- Insira ao menos 400 caracteres na descrição da vaga

- Use opções de formatação, como negrito, itálico e sublinhadom para tornar o texto mais fácil de ler

- Evite linguagem discriminatória

- Usou um template de vaga? Lembre-se sempre de revisar e acrescentar as características mais específicas da sua vaga.

Para prosseguir para a próxima etapa, basta clicar em Salvar e Continuar.

Ou, caso deseja manter somente em Rascunho, basta clicar em Salvar e Sair.


Informações Internas

Saiba mais:

Atenção!!

Este campo de Informações internas destina-se ao registro de informações internas/observações relacionadas às vagas, abrangendo os mais diversos tipos de dados. Qualquer informação relevante para a empresa, que possa ser consultada posteriormente, pode ser inserida aqui.

Ressaltamos que os dados incluídos neste campo são de uso exclusivo interno e não serão exibidos na página de divulgação da vaga, nem compartilhados com os candidatos.

Saiba mais:

Para prosseguir para a próxima etapa, basta clicar em Salvar e Continuar.

Ou, caso deseja manter somente em Rascunho, basta clicar em Salvar e Sair.

E se desejar, voltar para a tela anterior, basta clicar em Voltar.


Estrutura do Processo Seletivo

Nesta etapa, você poderá criar ​Perguntas Personalizadas, que são perguntas abertas que você pode adicionar para fazer parte da experiência de candidatura.

Vinculando os formulários nas vagas, os candidatos conseguem visualizar as perguntas na experiência de candidatura. Sendo assim, você poderá sanar dúvidas específicas no momento que eles estão se candidatando para a vaga.

Saiba mais:

Informações de Triagem

Nessa etapa, você deverá escolher até 3 informações mais importantes para a triagem de candidatos. O sistema moverá automaticamente os candidatos que preencheram as informações para uma etapa e os que não preencheram para outra.

É importante lembrar que a quantidade e/ou a informação pode reduzir significativamente o número de candidatos que avançam.

Solicitações Ultra

E você poderá "Ativar" as Solicitações Ultra para enviar mensagens automáticas solicitando as informações escolhidas para os candidatos que não preencherem, conforme as 3 informações mais importantes da triagem marcadas acima. Basta selecionar a quantidade de frequência de e-mails que deseja enviar para os candidatos que não preencheram todas as informações. Os e-mails serão enviados 1vez por dia, de forma automática.

Caso deseje desativar essa ação, basta clicar em "Desativar".

Fluxo do Processo Seletivo

O fluxo do processo seletivo consiste nas etapas em que os candidatos são avaliados, refletindo o funcionamento do seu processo em etapas de avaliação.

Etapas fixas:

Candidatos: Nesta etapa, verificamos se os candidatos forneceram todas as informações necessárias para o recrutamento

Não preencheram: Os candidatos que não preencheram todas as informações necessárias são movidos para esta etapa

Preencheram as informações: Os candidatos que forneceram todas as informações são movidos para esta etapa para análise detalhada com IA.

Analisados pela Rê: Os candidatos nesta etapa passaram pela análise da IA e o matching com a descrição da vaga foi aplicado.


Sendo possível, a inserção das demais etapas adicionais do seu fluxo de Processo seletivo, normalmente.

Saiba mais:

Para prosseguir para a próxima etapa, basta clicar em Salvar e Continuar.

Ou, caso deseja manter somente em Rascunho, basta clicar em Salvar e Sair.

E se desejar, voltar para a tela anterior, basta clicar em Voltar.


Assistente de Triagem

Para otimizar o processo de triagem de candidatos, você pode configurar palavras-chave, pretensão salarial e o perfil comportamental ideal para a vaga. A Rê, inteligência artificial da Recrutei, irá auxiliá-lo na filtragem de pessoas candidatas e realizará o Matching de candidatos.

Para isso, haverá algumas etapas a serem seguidas.

Primeiramente, você precisa "Ativar" ou "Desativar" essa função.

Para ativar, serão liberadas algumas abas de preenchimento.

Critérios do Matching

Descreva os critérios de avaliação da vaga e atribua um valor de importância para cada um (10 = muito importante | 1 = menos importante).


Evite usar apenas palavras soltas; detalhe o critério por completo (ex.: “3 anos de experiência em Backend com Node.js”). Quanto mais contexto, maior a precisão do matching.

Passo a Passo:

1. Inserir Critérios: Insira um critério por vez, sempre adicionando contexto: descreva atividades, nível esperado, ferramentas utilizadas, entregáveis e tempo de experiência. Isso melhora significativamente a precisão do matching.

Sendo possível realizar a Adição de mais critérios de forma manual em "Adicionar Critério" ou com a indicação da Rê, ao clicar em "Gerar critérios 1/3".

Se preferir, você também pode usar o botão Gerar critérios com IA. A cada clique, novas sugestões são criadas (máximo de 2 gerações por vaga).

Exemplos de critérios:

  • Experiência em desenvolvimento de software

  • Vivência com Laravel

  • Experiência com MySQL

Depois, defina a importância do critério — isso determina o “peso” dele na nota final:

  • 9–10: muito importante

  • 7–8: importante

  • 4–6: pouco importante

  • 1–3: menos importante

2. Definir Importância: Para cada critério, atribua um valor de importância, variando de 1 a 10. Quanto maior o valor (próximo de 10), mais essencial é esse critério para a função.

3. O Algoritmo de Matching: Com base nos critérios inseridos, o algoritmo irá pontuar os candidatos. Aqueles que atenderem a todos os critérios receberão uma pontuação mais alta, facilitando a seleção dos mais qualificados.

4. Uso de Terminologias: Utilize terminologias comuns encontradas nos currículos, de modo que o sistema reconheça e faça o matching corretamente.

5. Evite Soft Skills e Títulos de Cargos: Esses itens podem não aparecer consistentemente nos currículos e podem dificultar a busca. Foque nas habilidades técnicas e inclua as soft skills e cargos em blocos separados, se necessário.

6. Critérios Simples: Use termos únicos em vez de descrições complexas para facilitar a identificação e correspondência das habilidades.

Ao final do bloco, aparecerá a pontuação total da soma realizada via calibragem de cada peso indicado em cada critério.

Atenção!!!

Ao ativar o Matching de candidatos, a aba de Matching de habilidades técnicas, ferramentas, idiomas e certificações, torna-se o seu preenchimento de forma obrigatória.

🎯Pontuação total dos blocos

Ao final, será gerado a pontuação total (Score do Matching) de todos os blocos e pesos de palavras-chaves aplicados.

💲Assistente de compatibilidade salarial

Nessa função, o recrutador poderá definir a faixa salarial buscada na vaga e o nosso sistema, identificará candidatos cuja pretensão salarial esteja dentro dessa faixa salarial definida para a vaga. Essa informação não afeta a pontuação do candidato, mas, facilita a triagem ao sinalizar se a pretensão está dentro ou fora do valor estipulado.

Assim, você pode filtrar os candidatos de forma mais rápida e eficiente.

A partir da faixa salarial inserida, nosso sistema irá sinalizar no perfil dos candidatos se a pretensão salarial está dentro ou fora do valor definido, para otimizar sua triagem.

🧠Comportamental

Nessa etapa, escolha até 3 perfis comportamentais ideais para o cargo.

Candidatos que se encaixarem em um desses perfis serão sinalizados dentro do perfil do candidato:

  • Dentro dos perfis da vaga: O candidato atende a pelo menos um dos perfis selecionados.

  • Fora dos perfis da vaga: O candidato não se encaixa em nenhum dos perfis comportamentais escolhidos.

  • Sem avaliação comportamental: Candidatos que não realizaram uma avaliação comportamental serão sinalizados como "Ainda sem DISC", e será possível solicitar a realização para ele, via WhatsApp ou via e-mail.

Sendo possível, adicionar mais de um perfil, utilizar a IA para recomendar perfis dentro do buscado ao clicar em "Gerar recomendações de perfis", ou ir calibrando os perfis ideais.

Embora as pontuações de dominância (D), influência (I), estabilidade (S) e conformidade (C) possam variar dentro de um perfil, o sistema considera apenas o perfil como um todo para fazer a triagem.

Atenção!!! Caso, deixe de preencher algum campo "Ativo" , o sistema acusará que Ações serão necessárias e realizará o bloqueio de avanço de página.

Para prosseguir para a próxima etapa, basta clicar em Salvar e Continuar.

Ou, caso deseja manter somente em Rascunho, basta clicar em Salvar e Sair.

E se desejar, voltar para a tela anterior, basta clicar em Voltar.


Divulgação e Integrações

Avançamos para a ultima etapa da criação da Vaga Ultra.

Assim, como as primeiras etapas de criação da vaga (Informações da Vaga e Informações Internas) essa etapa não sofreu alteração.

Basta inserir uma imagem ou banner para compartilhar a vaga nas redes sociais e definir em qual Portal de Vagas a sua vaga será vinculada, caso, você possui múltiplas páginas de Carreiras criadas.

Saiba mais:

Nos Job boards, iremos definir para quais canais desejamos que a vaga seja divulgada/publicada, sendo possível, realizar a marcação um a um ou via ativação do botão de "Ativar todas as Job boards abaixo".

Caso a vaga seja vaga confidencial ela não será publicada no portal de vagas nem em job boards externas. Os candidatos só poderão se inscrever por meio de links diretos ou pelo banco de talentos interno.

Caso a vaga seja uma vaga anônima, ela não será publicada no portal de vagas. Ela será divulgada apenas em job boards que permitem vagas anônimas, sem revelar o nome da empresa.

Se desejar que o Google Sheets, gere uma planilha dos candidatos aplicados, basta marcar o mesmo.

Saiba mais:

Caso deseje manter a vaga somente em Rascunho, basta clicar em Salvar e Sair, que ela será alocada na aba de Vagas>Rascunhos para republicação, a qualquer momento.

Saiba mais:

Ou, se desejar, voltar para a tela anterior, basta clicar em Voltar.

Para Publicar a vaga, basta clicar em Publicar Vaga:

Prontinho!!! O link da mesma será gerado e a partir desse momento, ela poderá ser anunciada e estará disponível para recebimento de candidaturas.

Atenção!!

Após a publicação de uma vaga Ultra, não será mais possível editar algumas configurações importantes, como:

  • Informações de Triagem

  • Assistente de Triagem

  • Matchings

  • Escolha do Portal de Vagas, entre outras.

Revise todos os detalhes antes de publicar a vaga.

Saiba mais:


Página da vaga🔎

Após a publicação, o usuário pode visualizar exatamente como a vaga é exibida aos candidatos, acompanhando o anúncio em tempo real para verificar se todas as informações estão corretas e atrativas. Essa visualização pode ser acessada diretamente pela pipeline da vaga, conforme o modelo criado.


📢Caso tenha alguma dúvida sobre os tópicos acima, não hesite em contatar o nosso time de suporte pela caixa de mensagem, localizada no canto inferior direito da tela, que estaremos à postos para ajudar você! 💬

Espero que o artigo tenha ajudado, até a próxima!

Bom recrutamento! 💙

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