Olá, Recrutador(a)! 😎
Com o intuito de otimizar a sua gestão de candidatos, a Recrutei disponibiliza templates de mensagens para disparos em ações em massa e também de forma automática nas vagas, de acordo com a evolução do seu processo seletivo. Assim, fica cada vez mais prático gerenciar um grande número de candidaturas. Quer saber mais sobre como você pode utilizar essa função? Então, se liga nesse artigo tutorial que preparamos especialmente para você!
O processo de recrutamento é uma tarefa desafiadora que envolve muitos contatos com candidatos e a necessidade de manter uma comunicação eficiente com os membros da equipe. Neste artigo, vamos explorar como a ferramenta pode ser usada nesse âmbito e quais gaps você pode solucionar com ela.
A função de templates de mensagem pode ajudar os gestores a otimizar esse processo e resolver alguns dos principais problemas, que incluem:
Falta de comunicação eficiente com os candidatos e membros da equipe de recrutamento;
Perda de tempo e esforço na criação de mensagens personalizadas para cada candidato;
Falta de organização sobre as mensagens enviadas aos candidatos;
Dificuldade em manter uma comunicação consistente e uniforme com todos os candidatos.
A função de templates de mensagem da Recrutei permite aos gestores criar mensagens personalizadas e uniformes para cada etapa do processo de recrutamento. Isso pode resolver alguns dos problemas mencionados anteriormente, como:
Comunicação eficiente: ao criar templates de mensagem, os gestores podem garantir que a comunicação com os candidatos e membros da equipe de recrutamento seja consistente e uniforme, o que pode ajudar a manter todos informados e engajados no processo de recrutamento;
Economia de tempo e esforço: ao criar templates de mensagem personalizados, os gestores podem economizar tempo e esforço na criação de mensagens para cada candidato, o que pode ajudar a otimizar o processo de recrutamento;
Organização e controle: ao utilizar templates de mensagem, os gestores podem manter um controle maior sobre as mensagens e garantir que elas estejam atualizadas;
Comunicação consistente: ao utilizar templates de mensagem personalizados, os gestores podem manter uma comunicação consistente com todos os candidatos, o que pode ajudar a criar uma imagem profissional e coesa da empresa.
Para realizar a criação de um formulário de habilidades você deve ir em Configurações > Fluxo de Trabalho > Templates de Mensagens.
Para criar um novo formulário de habilidades, basta clicar no botão "Criar Template de E-mail":
Assim que isso for feito, a janela para colocar o Nome do template e vincular o tipo do mesmo será aberta, basta digitar na caixa de texto e depois clicar em "Criar Template" para prosseguir:
Ao criar o template, será aberto o campo de edição do conteúdo da mensagem:
O título pode ser editado a qualquer momento, basta clicar em cima da frase digitada para modificar e depois confirmar:
O campo esquerdo da tela abriga a caixa de edição, ou seja, o espaço de digitação do seu template. Nesse local, você pode formatar a mensagem com edições padrões de cor, fonte e tópicos já conhecidas em ambientes de edição como o Word. Além disso, é possível escolher botões de automação de informações, basta clicar em uma das opções para deixar os dados sincronizados no disparo do e-mail, como: URL da vaga, Nome da vaga, ID da vaga, Nome do Talento, E-mail do Talento, Nome da Empresa, Motivo de Reprovação, Data da Candidatura e Fase do Processo Seletivo.
É importante destacar que recomendamos evitar o uso de emojis nas mensagens digitadas. Alguns símbolos interferem no texto e apagam a linha que estão inseridos. Como não dá para prever qual dará certo e qual irá interferir no template, recomendamos sempre que não tenha emojis no e-mail.
Já no campo direito da tela, você verá o modelo de visualização pronto e só precisará adicionar um "Assunto" ao seu template, após isso basta clicar em "Salvar" para o seu e-mail aparecer listado juntamente com todos os seus templates já criados:
Saiba mais:
Como posso usar meus templates salvos?
Para usar os seus e-mails padronizados existem 2 opções: automatizados nas etapas de uma vaga ou por ações em massa.
1) Para saber como usar de forma automática nas vagas, basta clicar aqui que temos um artigo tutorial específico para essa função.
2) Para saber como usar por ações em massa, também temos um artigo tutorial detalhando o envio de e-mails e outras funções realizadas ao mesmo tempo com mais de um candidato, basta clicar aqui.
Ainda possui alguma dúvida sobre os tópicos acima? Chama o suporte que a gente resolve! Basta acionar a caixa de mensagem, localizada no canto inferior direito da tela, que estaremos à postos para ajudar você! 💬
Espero que o artigo tenha ajudado, até a próxima!
Bom recrutamento! 💙