Olá, Recrutador(a)! 😎
Pensando na qualidade da jornada do candidato, agora com a Recrutei você pode automatizar e-mails para os candidatos de acordo com a evolução nas etapas do seu processo, fortalecendo ainda mais os pontos de contato entre você e os seus talentos. Assim, enviar os feedbacks ficará cada vez mais prático, quer saber mais sobre essa nova função? Então, se liga nesse artigo tutorial que preparamos para você saber de todos os detalhes.
🎯Objetivo
As automações foram pensadas para atender uma demanda de comunicação conforme o avanço do candidato durante o processo seletivo, que geralmente torna-se inviável de ser feita manualmente dependendo de situações, como por exemplo:
Quando existem poucas pessoas disponíveis na empresa para operar a comunicação constante e organizada com candidatos;
Quando tiver o volume de vagas e candidaturas for alto e manter a cadência de comunicação e colheita de informações complementares do candidato começa a se inviabilizar;
Quando a empresa tem dificuldades de colocar em prática o jeito desejado de se comunicar e passar feedbacks para um candidato;
Quando a empresa precisa elaborar e disparar informes gerais para os candidatos durante o processo seletivo.
Realizando a automação, você conseguirá resolver ou atenuar problemas como:
Ausência de feedbacks para candidatos;
Muito tempo gasto para manter candidatos informados e engajados;
Comunicação com candidato não padronizada;
Comunicação feita candidato a candidato, inviabilizando a manutenção de uma boa cadência de comunicação.
Saiba mais:
🔎Acesso a vaga
Para realizar uma automação, basta clicar na aba de “Automações” dentro de uma vaga.
A mesma, está localizada no canto superior esquerdo dentro do painel da vaga selecionada:
A partir da abertura da janela de automações, você conseguirá gerenciar ações já criadas ou realizar uma nova criação, além de tudo, será possível utilizar também, filtros para otimizar seus processos.
Para criar uma nova, basta clicar em “Adicionar Automação”.
É importante ressaltar que existe um limite de 2 automações por vaga, caso você queira aumentar esse número existe a possibilidade de comprar slots de aumento de automações, basta abrir uma solicitação pelo chat de suporte que nós aumentamos o limite.
Saiba mais neste Vídeo Tutorial:
⚙️Criando uma automação
Ao criar uma automação, você precisará preencher as informações divididas em 3 etapas:
1 - Quando fazer uma automação
Primeiramente, é necessário escolher o evento em que a ação deve ser automatizada para o disparo, podendo ser:
a) Ao receber um novo candidato;
b) Ao mover um candidato;
c) Ao reprovar um candidato.
2 - Etapa da automação
Aqui, você define em qual etapa do seu fluxo de processo seletivo a ação deve ser automatizada.
3 - Ação de automatização
A partir disso, você conseguirá definir a "Ação" que deseja deixar automatizada, podendo ser:
a) Enviar e-mail para o candidato
Nesta função, inicialmente, será necessário escolher a forma de envio que será utilizada, sendo elas possíveis, através de "Escolher template" de um texto personalizado ou, selecionar a opção de "Escrever e-mail" para editar um texto em branco.
Após realizar esta escolha, será preciso preencher mais algumas informações para a finalização.
Sendo uma delas, definir a forma de utilização:
Via ao utilizar um template de mensagem (salvo nas configurações), e realizar o preenchimento do endereço de e-mail do Remetente e o Assunto na opção "Escolher template";
Realizar a criação/edição do corpo de e-mail, preenchendo os dados de e-mail: Remetente e campo de Assunto, na opção "Escrever e-mail".
Em ambos envios: escolher template ou escrever e-mail, será possível programar os envios de e-mails dentro das automações do processo seletivo.
Com esse timer, você escolhe em quanto tempo após a ação o disparo deve acontecer, evitando comunicações imediatas e permitindo uma cadência mais estratégica.
Após escolher, finalizar, basta clicar em “Salvar Automação”.
Saiba mais:
b) Compartilhar Perguntas Personalizadas
Ao escolher o compartilhamento de perguntas personalizadas para o candidato, será preciso escolher um formulário salvo e o mesmo aparecerá com as informações abaixo para identificação.
Para finalizar, basta clicar em “Salvar Automação”.
Saiba mais:
c) Solicitar Avaliação Comportamental.
Ao escolher a solicitação de avaliação comportamental para o candidato:
E clicar em “Salvar Automação”, um e-mail será disparado automaticamente, direcionando o talento para o preenchimento do RecruTest.
Saiba mais:
Para saber se a sua automação foi concluída na etapa correta, basta observar se o símbolo de automações aparecerá na cor azul ao lado do nome da etapa, como mostra a imagem abaixo:
Será possível confirmar o envio das automações também, via card do candidato na aba de Históricos:
🚀Prontinho! !!!
Agora seu processo seletivo está automatizado e você conseguirá ter benefícios como:
Economia de tempo;
Padronização de Processos internos;
Mais engajamento e clareza para o candidato;
Melhora da experiência do candidato;
Maior capacidade de reforço da percepção positiva da marca empregadora;
Maior colheita de informações relevantes dos candidatos para contratações mais assertivas;
Maior segurança na contratação.
📢Automações no Fluxo do Processo Seletivo
Agora você pode configurar automações diretamente nas etapas do seu fluxo de processo seletivo, trazendo muito mais agilidade, padronização e eficiência para a sua operação de recrutamento.
Após realizar a criação das suas etapas na aba de Configurações>Fluxo de Processo seletivo> Criar fluxo de processo seletivo, abrirá uma caixa de seleção com a possibilidade de criar Automações entre as etapas do fluxo criado, basta clicar em "Sim ou Não". Caso seja, "Não", o fluxo estará pronto para ser associado a uma nova oportunidade.
É importante ressaltar que não há limite de etapas para você adicionar em um fluxo e nem limites de fluxos para você deixar salvos em lista.
Ao clicar em "Sim" na aba de adicionar Automações do fluxo criado, você será redirecionado para realizar a configuração desta automação em seus fluxos/etapas, assim como você pode realizar dentro de cada vaga na aba de Automações.
Saiba mais:
Sempre que você criar ou editar um fluxo, será possível também adicionar ações automáticas para cada etapa — como envio de e-mails, solicitar perguntas personalizadas ou solicitar avaliação comportamental - Recrutest aos candidatos.
Será possível também programar um Temporizador de tempo e de ações para disparo de e-mails nas automações!
Agora você pode:
Programar o melhor horário para o envio de e-mails: sendo de 1 minuto, ou 4, 8, 12 ou 24 horas - 1 dia;
Evitar o disparo para candidatos Prospect via extensão do LinkedIn;
Excluir candidatos cadastrados manualmente do envio;
E permitir o envio ocorrer também aos finais de semana.
Depois, basta associar o fluxo à nova vaga, sendo normal ou Ultra e pronto: as automações serão executadas conforme os candidatos avançam pelas etapas e constará a mesma registrada dentro da aba de Automações da vaga em questão, assim, conforme consta a ação já disponivel para realizar diretamente dentro da vaga.
Vaga normal:
Vaga Ultra:
Essa ação garante muito mais controle, personalização e eficiência para os seus processos seletivos. 🚀
📢Ainda tem alguma dúvida sobre os tópicos acima? Chama o suporte que a gente resolve! Basta acionar a caixa de mensagem, localizada no canto inferior direito da tela, que estaremos à postos para ajudar você! 💬
Espero que o artigo tenha ajudado, até a próxima!
Bom recrutamento! 💙