Olá, Recrutador(a)! 😉 Seja bem vindo a mais um artigo de apoio!
📝Inserção Manual de Candidatos
Na Recrutei você pode inserir candidatos manualmente no seu banco de talentos para que eles façam parte do processo seletivo para a sua empresa. Essa ferramenta auxilia bastante os casos de Hunting, indicações, contatos recolhidos em eventos ou contratações estratégicas.
Para desenvolver essa ação, você precisará inicialmente acessar a vaga desejada. Ao abri-la, na parte superior direita da visualização de candidatos clique no botão “+ Adicionar Candidato”.
Logo em seguida, uma aba será aberta, para Adicionar manualmente um candidato, ou, Importar em massa múltiplos perfis a partir de uma planilha.
Ao clicar em Adicionar manualmente, abrirá uma janela de inserção de dados do candidato para preenchimento. Nela, você pode determinar a etapa do processo de seleção que a pessoa será adicionada e inserir o nome do candidato.
Além disso, é possível anexar o currículo no botão “Arraste ou selecione o Currículo”.
Recomendamos arquivos de PDF ou DOCX. Tamanho máximo 5MB
Ao anexar o arquivo de CV, a Rê, a nossa IA, automaticamente, preencherá os dados do candidato adicionados.
Após isso, basta clicar no botão “Adicionar Candidato” que a pessoa aparecerá imediatamente no seu fluxo de processo seletivo.
Além, de ser possível utilizar a IA para preencher ou complementar automaticamente as informações de experiências, formações e cursos dos candidatos, com base nos dados extraídos do currículo anexado ao cadastro — inclusive nos casos em que o arquivo não havia sido inserido anteriormente.
Saiba mais:
Já ao Importar em massa, será preciso seguir as 3 etapas solicitadas:
1° Etapa - Fazer o Upload da planilha, seguindo o modelo indicado em anexo, ou uma planilha existente.
Esta planilha modelo já possui as colunas nomeadas e formatadas conforme o padrão reconhecido automaticamente pelo sistema.
O mesmo deverá ter as informações dos candidatos como:
Nome completo;
E-mail;
Telefone;
LinkedIn;
GitHub;
Localização;
Pretensão Salarial.
Após, basta arrastar o mesmo para seguir para a próxima etapa.
2° Etapa - Definindo os dados do destino: Ao importar o arquivo, nesta etapa, a ação de carregando da mesma ocorrerá.
Após o carregamento, caso o arquivo siga o padrão da planilha modelo indicada na 1ª etapa, todas as colunas serão reconhecidas corretamente e aparecerão como 'Dados de destino' mapeados automaticamente.
3° Etapa - Confirmação: Aos quais será possível visualizar a amostra dos dados que serão importados para o sistema/vaga em questão.
Será possível também, revisar os dados e confirmar para concluir, ao clicar em Importar Dados.
Com isso, a importação dos dados serão exibidos em breve em sua pipeline. Podendo demorar até 15 minutos.
Para checar, basta clicar em Ir para Processo Seletivo, para visualizar todos os candidatos importados na etapa de Candidatos da pipeline, ou, Ver todas as vagas, para retornar a visualização das vagas.
Caso o usuário não utilize o modelo de planilha indicado, apenas os campos que não forem mapeados automaticamente precisarão ser ajustados manualmente, criando mais uma etapa de Defina os dados da planilha.
Nesse caso, os dados não reconhecidos pelo sistema serão exibidos na tela, permitindo ao usuário arrastá-los e vinculá-los manualmente aos campos correspondentes da origem.
Demais ações possíveis🛠️
Com isso, após toda ação realizada, sendo ela adição manual do candidato ou importação em massa, será possível realizar a gestão do candidato e solicitar as demais informações pendentes como, por exemplo, a Avaliação Comportamental:
No caso da Avaliação Comportamental, se o candidato já tiver realizado em algum momento, será necessário o mesmo realizar a permissão do fornecimento dessa informação para o recrutador, conforme print acima.
Caso o candidato não tenha realizado o Recrutest nenhuma vez, será preciso Solicitar Avaliação Comportamental dentro do perfil dele e assim, ele receberá um e-mail para Realizar a Avaliação Comportamental.
Assim, após a inclusão dele na vaga, no card do candidato, será possível identificá-lo com os dados da vaga e como Origem: Associado na Vaga.
📑Candidato Manual X Talento
Para saber a diferença entre um candidato criado manualmente e um talento, basta olhar as tags localizadas ao lado do ícone de cada pessoa, destacadas na imagem abaixo:
É importante destacar que as informações dos candidatos destacados como "Criado Manualmente" podem ser editadas durante todo o processo seletivo, bem como esse tipo de candidato pode ser excluído do fluxo do processo. Ambas as funções podem ser feitas nos botões localizados logo abaixo do nome dos candidatos, o símbolo de lixeira "Excluir Candidato" e o da caneta representa "Editar Candidato".
O editar um candidato, é possível inserir outras informações do candidato como foto, o e-mail, telefone e cidade.
No final da janela, existe um botão de “Adicionar campo” e com ele você tem a oportunidade de personalizar os dados, abrindo um espaço para adicionar nome do campo e a informação sobre a pessoa.
Já os perfis classificados como "Talento", são aqueles perfis que se inscreveram na sua vaga, possuem edição de informações e exclusão de perfil ocultadas para o recrutador.
Artigos relacionados:
📢Ainda tem alguma dúvida sobre os tópicos acima? Chama o suporte que a gente resolve! Basta acionar a caixa de mensagem, localizada no canto inferior direito da tela, que estaremos à postos para ajudar você! 💬
Espero que o artigo tenha ajudado, até a próxima!
Bom recrutamento! 💙