Olá, Recrutador(a)! 😉 Seja bem vindo a mais um artigo de apoio!
Como explanado no texto sobre Portal do Cliente, ao utilizar a função de Clientes você tem a oportunidade de gerenciar as vagas direcionadas para empresas terceirizadas, filiais do seu próprio negócio ou até mesmo departamentos internos. Após a criação e compartilhamento de acesso ao portal, algumas ações podem ocorrer em conjunto entre recrutadores e clientes, para saber mais sobre como isso pode acontecer, é só continuar lendo o texto até o fim. 😉📖
Após realizar o preenchimento dos dados de acesso, o cliente será redirecionado para o Portal com uma janela similar à da imagem abaixo.
A partir desse ponto, seu contato pode executar algumas ações e visualizar informações compartilhadas por você pela plataforma Recrutei, como: acesso as principais informações de vagas criadas/publicadas ao qual ele foi citado e as vagas solicitadas por ele, via +Solicitar Vaga, que estão pendente de confirmação do recrutador.
Como meu cliente pode solicitar uma vaga?
Ao acessar o portal, seu cliente pode criar a solicitação a partir do botão "Solicitar Vaga", localizado na barra superior do Portal.
Ao clicar, a pessoa será redirecionada para o preenchimento da primeira etapa da Criação de Vaga, podendo editar somente os dados de Preenchimento da vaga - 1° seção Informações da Vaga, como: informações básicas, local, anúncio/descrição e salário da vaga.
- Não utilize emojis na descrição da vaga, pois o editor não os suporta.
- Insira ao menos 400 caracteres na descrição da vaga
- Use opções de formatação, como negrito, itálico e sublinhadom para tornar o texto mais fácil de ler
- Evite linguagem discriminatória
- Usou um template de vaga? Lembre-se sempre de revisar e acrescentar as características mais específicas da sua vaga.
OBS: É importante ressaltar que o cliente só possui a autonomia de solicitar as informações para a sua vaga, somente os recrutadores validam e publicam o que for solicitado com o preenchimento das outras 3 etapas de criação de vaga.
Após esse processo, as vagas solicitadas serão alogadas no Portal do Cliente, na aba de Vagas solicitadas e estarão aguardado a validação e edição do responsável para que a mesma seja alterada o status para Vaga Publicada, conforme abaixo:
Como identificar as Vagas solicitadas por clientes na plataforma?
Após o cliente solicitar a vaga via Portal do Cliente, as vagas solicitadas por ele, constarão no Painel de Vagas na aba de Solicitadas por Clientes, onde será possível o responsável, realizar a gestão da vaga tanto para: Visualizar Solicitação para publicação como descartar Vaga ao Apagar a Solicitação.
Assim, após o responsável validar as informações da vaga solicitada pelo cliente, a vaga será publicada e constará na aba de Publicadas em seu Painel Geral de Vagas do recrutador e no Portal do cliente.
Como compartilhar um processo de seleção com o meu cliente?
Primeiramente, será preciso citar o mesmo dentro do processo da construção da vaga, na aba de Informações Internas - Configurações do Recrutamento e Seleção :
Cliente do Recrutamento: marcar a opção de "Estou recrutando para outra empresa e devo repassar os candidatos";
Cliente contratante: informar o nome do cliente criado;
Caso não deseje divulgar os dados do seu cliente no anúncio da vaga, basta marcar "Não desejo divulgar o cliente".
Ao criar/publicar uma vaga são definidas etapas de fluxo do seu processo seletivo.
Para compartilhar uma dessas fases e seus respectivos candidatos com os seus clientes basta seguir, conforme passos abaixo:
1 - Clique no botão "Editar Compartilhar do Processo";
2 - Em seguida, escolha as informações dos candidatos que deseja compartilhar sendo elas:
Dados Básicos:
Foto;
Nome;
Informações Adicionais (Carta de Apresentação, Pretensão Salarial e etc);
Endereço;
Redes Sociais;
Telefone;
E-mail;
Áudio do candidato;
Dados de diversidade.
Informações Técnicas:
Experiências;
Recrutest;
Currículo;
Formações;
Idiomas;
Habilidades;
Avaliação.
3 - Após, se deseja compartilhar Observações dos Recrutadores (Comentários dos candidatos com o cliente);
4 - Se deseja compartilhar o Formulário de Avaliação Scorecard;
Saiba mais:
5 - Escolha qual etapa será compartilhada com o seu cliente;
6 - Por fim, clique em "Compartilhar" para compartilhar a fase diretamente com o Portal do Cliente.
Após isso, automaticamente a etapa selecionada estará disponível para o seu cliente no portal dentro da vaga, bem como o número e os candidatos a serem avaliados.
Como os meus clientes podem avaliar os candidatos?
A partir do compartilhamento de etapas, é possível visualizar os candidatos avaliados nesse momento do processo. Todos os talentos ficam disponíveis em cartões e para analisar cada pessoa de maneira detalhada basta clicar no botão "Ver candidato (a)".
Assim, o cliente terá acesso as informações dos candidatos de acordo com que foram compartilhadas, como: currículo, Informações do candidato (experiências, formações, habilidades e idiomas), observações/comentários, scorecard, avaliação comportamental e etc.
O cliente pode ainda, avaliar um candidato de 0 a 10 e deixar um comentário sobre o talento para os recrutadores.
Assim, a análise será enviada via e-mail para o cliente:
E a mesma constará registrada também dentro do card/perfil do candidato na vaga, na aba de HISTÓRICO:
Ainda tem alguma dúvida sobre os tópicos acima? Chama o suporte que a gente resolve! Basta acionar a caixa de mensagem, localizada no canto inferior direito da tela, que estaremos à postos para ajudar você! 💬
Espero que o artigo tenha ajudado, até a próxima!
Bom recrutamento! 💙