Olá, Cliente! 😉 Seja bem vindo a mais um artigo de apoio!
O Portal do Cliente é uma funcionalidade estratégica da Recrutei que permite o cliente a acompanhar, de forma segura e centralizada, as vagas e candidatos.
Se você já possui o Portal do Cliente e recebeu o acesso com os contatos da empresa, veja abaixo tudo o que vocês poderão fazer a partir do momento em que acessarem o portal.
✅ Acesso ao Portal do Cliente
Após o envio das credenciais de acesso (link e código) recebidos via e-mail, você será redirecionado para o Portal do Cliente, onde visualizará uma janela inicial com as principais informações sobre vagas relacionadas à empresa.
Para acessar, será preciso informar o nome (o seu de contato ou da empresa informados na plataforma), seu e-mail de contato e o código de acesso recebidos.
Você terá acesso a:
Vagas criadas/publicadas às quais foi citado como cliente e que houve o compartilhamento do processo seletivo;
Vagas solicitadas diretamente por vocês, via botão "Solicitar Vaga", que ainda estão pendentes de validação pelo recrutador.
🛠️ Como solicitar uma nova vaga?
Na parte superior do Portal, você encontrará o botão "Solicitar Vaga". Ao clicar, você será redirecionado para a 1ª etapa da criação da vaga, onde poderá preencher:
Informações básicas da vaga;
Localização;
Descrição (anúncio);
Faixa salarial.
Importante:
Emojis não são suportados no campo de descrição da vaga.
Insira ao menos 400 caracteres na descrição.
Utilize recursos de formatação como negrito, itálico e sublinhado para melhorar a leitura.
Evite termos discriminatórios.
Se utilizar um template, revise-o e personalize com os detalhes específicos da vaga.
⚠️ Observação:
O cliente não publica a vaga diretamente — você apenas sugere as informações iniciais. A equipe de recrutamento é responsável por validar, complementar e publicar a vaga nas etapas seguintes do processo.
Após a solicitação, a vaga ficará visível no Portal, na aba "Vagas Solicitadas", aguardando validação. Somente após a aprovação e publicação por parte do recrutador, ela será movida para a aba de "Vagas Publicadas" após, o compartilhamento do processo seletivo realizado.
👀 Visualizando e avaliando candidatos
Quando o recrutador compartilhar etapas do processo seletivo com o cliente, você poderá receber um e-mail informativo sobre (envio à critério do recrutador) para acompanhar e avaliar os candidatos diretamente no portal.
Na aba da vaga, o cliente verá os candidatos apresentados em formato de cartões. Para ver os detalhes de cada perfil, basta clicar no botão "Ver candidato(a)".
Informações acessíveis sobre os candidatos:
Currículo;
Informações Pessoais;
Experiência profissional e formação;
Habilidades e idiomas;
Comentários/observações;
Scorecard;
Avaliação comportamental;
Avançar para Próximo candidato.
Avaliação do candidato:
O cliente pode:
Atribuir uma nota de 1 a 10;
Inserir comentários ou pareceres sobre o candidato.
Essas avaliações ajudam os recrutadores a alinhar expectativas e tomar decisões mais assertivas durante o processo.
Seu recrutador receberá um e-mail da avaliação
🤝 Colaboração entre cliente e recrutador
O Portal do Cliente foi pensado para facilitar a colaboração entre os recrutadores e os clientes/parceiros, permitindo que:
O cliente acompanhe em tempo real o andamento de suas vagas;
Solicite novas demandas de forma estruturada;
Avalie e comente candidatos com autonomia, sem perder o controle e centralização por parte da equipe de RH.
Conclusão
O uso do Portal do Cliente Recrutei oferece mais agilidade, transparência e eficiência para o relacionamento entre recrutadores e seus parceiros. Ao conhecer as possibilidades do portal, seus clientes ganham mais autonomia e se tornam parte ativa do processo seletivo — tudo isso com controle total por parte da equipe de recrutamento.
Se restar dúvidas ou você quiser personalizar essa experiência para seus clientes, entre em contato com o time da Recrutei. 😉
Espero que o artigo tenha ajudado, até a próxima!
Bom recrutamento! 💙